segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tudo sobre Bruxismo.

O que é Bruxismo?
Sinônimos: Ranger e travar os dentes
Bruxismo ocorre quando você trava (aperta os dentes) ou range (desliza os dentes para frente e para trás).

Causas
Podemos travar e ranger os dentes sem perceber durante o dia ou durante a noite, embora o bruxismo relacionado ao sono seja muitas vezes o maior problema, pois é mais difícil de controlar.

Não há um consenso sobre a causa do bruxismo, mas o estresse diário pode ser o gatilho em muitas pessoas. Algumas pessoas provavelmente travam os dentes e nunca sentem os sintomas. Seja esse o caso ou não, o bruxismo provoca dor e outros problemas podem ser uma mistura complicada de fatores:

Quanto estresse lhe é imposto
Por quanto tempo e com que força você trava ou range os dentes
Se seus dentes estão mal alinhados
Sua postura
Sua capacidade de relaxar
Sua dieta
Seus hábitos relacionados ao sono
Cada indivíduo é diferente.

Exames

Um exame pode descartar outros transtornos que podem causar dor semelhante na mandíbula ou dor de ouvido, incluindo:

Distúrbios dentários
Distúrbios do ouvido, como infecções
Problemas com a articulação temporomandibular (ATM)
Você pode ter um histórico de estresse e tensão significantes.

Sintomas de Bruxismo

Ranger os dentes coloca pressão sobre os músculos, tecidos e outras estruturas ao redor da mandíbula. Os sintomas podem causar problemas na articulação temporomandibular Ranger os dentes pode desgastá-los Pode ser ruidoso o suficiente para incomodar seus parceiros durante a noite

Os sintomas incluem:

Ansiedade, estresse e tensão
Depressão
Dor de ouvido (em parte devido às estruturas da articulação temporomandibular que estão muito próximas ao canal do ouvido, e porque você pode sentir dor em um local diferente do da fonte
isso se chama dor referida)
Transtornos alimentares
Dor de cabeça
Calor, frio ou sensação de doce nos dentes
Insônia
Mandíbula dolorida

Tratamento de Bruxismo

As metas de tratamento são reduzir a dor, evitar dano permanente aos dentes e reduzir o travamento ao máximo.

Para ajudar a aliviar a dor, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:

Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula. Qualquer um deles pode ter um efeito benéfico.
Evitar comer alimentos duros, como nozes, balas, carne.
Beber muita água todos os dias.
Dormir bastante.
Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça.
Massagear os músculos do pescoço, ombros e rosto. Procurar cuidadosamente nódulos pequenos e doloridos chamados pontos de disparo que podem causar dor em toda a cabeça e rosto.
Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito.
Tentar reduzir seu estresse diário e aprender técnicas de relaxamento.
Para evitar danos aos dentes, protetores ou dispositivos (placas) têm sido usados desde os anos de 1930 para tratar o ranger e travamento dos dentes e transtornos da ATM. Uma placa pode ajudar a proteger os dentes da pressão.

A placa também pode ajudar a reduzir o travamento, mas algumas pessoas acham que ela piora o ranger dos dentes. Em outras, os sintomas desaparecem enquanto usarem a placa, mas a dor volta quando elas param de usar ou quando a placa perde sua eficácia com o decorrer do tempo.

Existem muitos tipos diferentes de placas. Algumas se encaixam nos dentes superiores, outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir.

Por exemplo, uma placa chamada NTI-tss se ajusta somente sobre os dentes frontais. A ideia é manter todos os dentes posteriores (molares) completamente separados, sob a teoria de que o travamento ocorre nesses dentes de trás. Com o NTI, o único contato existente é entre a placa e um dente frontal inferior.

Como a próxima fase após a terapia com placas, o ajuste ortodôntico do padrão de mordida pode ajudar alguns indivíduos. Deve-se considerar a cirurgia como último recurso.

Por fim, houve muitas abordagens para tentar a ajudar pessoas a desaprenderem seus comportamentos de ranger os dentes. Elas tiveram mais êxito para o travamento que ocorre durante o dia, pois o noturno não pode ser interrompido de forma consciente.

Em alguns indivíduos, apenas relaxar e modificar o comportamento diurno é suficiente para reduzir o bruxismo noturno. Métodos para modificar diretamente o ranger noturno ainda não foram bem estudados. Eles incluem dispositivos de biofeedback, auto-hipnose e outras terapias alternativas.

Expectativas

O bruxismo não é um transtorno perigoso. No entanto, pode causar dano permanente aos dentes e dor desconfortável na mandíbula, dores de cabeça ou dor de ouvido.

Complicações possíveis

Depressão
Transtornos alimentares
Insônia
Aumento dos problemas dentários ou ATM
O ranger noturno pode acordar os companheiros de quarto.

Mais sobre Bruxismo

Não há especialidade para tratamento de ATM conhecida em odontologia. Consulte um dentista imediatamente se estiver tendo problemas para comer ou abrir a boca. Tenha em mente que uma grande variedade de possíveis condições pode ocasionar os sintomas de ATM, desde artrite até entorse do pescoço. Portanto, consulte seu dentista para uma avaliação completa se as medidas de cuidado não ajudarem em algumas semanas.

Ranger ou travar os dentes não se encaixa claramente em disciplinas médicas. Para uma abordagem baseada em massagem, procure um massagista treinado em terapia de ponto de disparo, terapia neuromuscular ou massagem clínica.

Dentistas com mais experiência na avaliação e tratamento de transtornos de ATM normalmente tiram raios x e prescrevem uma proteção bucal. Atualmente, a cirurgia é considerada o último recurso para ATM.

Fonte: minhavida.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões Diversas © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.